Entendendo o Universo expandido de Star Wars

10/07/2016 15:01

O Universo Expandido não é conhecido por muitas pessoas, nesse artigo temos o objetivo de explicar melhor o Universo Expandido de Star Wars, ele reúne estórias sobre Star Wars que não aparecem nos filmes, desde jogos oficiais, histórias em quadrinho, filmes adicionais a livros de diversos autores. O UE tem estórias dos períodos anterior e posterior aos filmes (de 25.000 anos antes de A Ameaça Fantasma até mais de 140 anos após O Retorno de Jedi).

 

George Lucas, de uma forma geral, “canoniza” (torna oficial) as histórias do UE – a exemplo do Mestre N’Kata Del Gormo, que foi o mestre de Yoda. Mas, para isso, há uma regra geral a ser seguida, nenhuma estória do UE pode contradizer as estórias dos filmes ou mesmo do próprio UE, porém George Lucas se reserva o direito de criar para os filmes estórias que contradigam o UE, neste caso a estória do UE em contradição deve ser mudada ou é considerada incorreta.

 

O UE é mais velho que os próprios filmes e começou com a novelização do roteiro do Episódio IV, sendo lançado um ano antes do filme. Muitos consideram, porém que o UE começou quando Alan Dean Foster escreveu o livro não canônico Splinter of the Mind’s Eye, lançado em fevereiro de 1978. Cronologicamente, as primeiras estórias de Star Wars começam na série de quadrinhos Tales of the Jedi, que é definida milênios antes dos filmes, numa época em que os sensitivos ainda descobriam como utilizar a Força. Já as estórias mais recentes se passam cerca de 130 anos depois de O Retorno de Jedi na série de quadrinhos Legacy.

 

Existe inclusive um pequeno material canônico escrito para orientar os criadores do UE.

Entre outras coisas, o UE apresenta o desenrolar depois do Episódio VI, mostrando o futuro dos principais personagens da trilogia clássica como: Han Solo, Leia Organa, Anakin Skywalker, Lando Calrissian, Boba Fett (que no UE consegue escapar do Sarlaac), Chewbacca etc.

 

Infelizmente poucos títulos do UE são traduzidos para o português, na maioria as HQ são as mais disponíveis, porém não são fáceis de encontrar. Em relação aos livros, os da Trilogia de Thrawn são os mais conhecidos dentre os poucos traduzidos para o português.